sábado, 21 de junho de 2014

Etapa 9: Logroño - Ventosa

Já lhes contei que a todo momento ouvimos de alguém "Buen camino"? Assim também fazemos nós, peregrinos. Cruzamos com alguém, de mochila e falamos o mesmo!

Hoje pela manhã foi quando ouvi mais "Buen camino" em tão curto espaço de tempo. Cruzando um parque enorme, na saída da cidade, encontrei muitas pessoas fazendo esporte (caminhada, corrida,bike, passeio com cachorros, e por aí vai). Logo na saída do parque avistei de longe uma "barraca" com um senhor barbudo, sentado. Lógico que pensei 'isso é coisa do caminho'. Já fui apontando meus passos naquela direção, e ali sentei um pouco para conversar. Era o Marcelino, peregrino do caminho!

Conversamos um bocado e ele me injetou uma boa dose de ânimo. Passa que hoje cedo o italiano Francesco nos deixou, pois não se sentia bem e continua com muitas bolhas nos pés. Tudo junto e mais muito sol e dias acumulados de esforço físico colaboram para os passos ficarem pesados. Ao voltar para o caminho, além de ouvir mais saudações, conheci duas pessoas interessantes. Um senhor espanhol, que já viveu no Brasil  e, logo adiante,um senhor francês que também já viveu no Brasil, e estava louco para "gastar" seu português. 

Seguimos conversando por um bom tempo e, pela primeira vez, alguém me perguntou por que estou fazendo o caminho. Esperava essa pergunta primeiramente de algum brasileiro, nunca de um francês :) claro que não me importo com as curiosidades das pessoas, mas achei superinteressante o fato de isso ter acontecido através de uma pessoa que vem de uma cultura muito mais reservada e discreta que a brasileira.


Continuando a caminhada, passei por Navarrete, onde encontrei a mais bela igreja que vi até agora no caminho. E dentro havia o divino Espírito Santo e tb São Francisco de Assis. Ao sair de lá, bem de longe, na praça, vi um padre sentadinho, lendo. Corri em sua direção para pedir bênção. Ele orou comigo e abençoou minha viagem. Mais uma vez, bateria carregada e lá fui eu, cantando e dançando pelo caminho, até chegar a Ventosa, onde passei a noite em um agradável hostel. Para comer, preparei uma salada bem especial para o Cesare, Suzi e eu! Nham nham nham, bon apetit! 

Igreja em Navarrete

Um caminho com muito sol

Um comentário:

  1. Lu essa pergunta talvez nem vc siba ainda a resposta...mas qdo souber me diga pois acho de uma coragem tamanha...e enfim Buen camino p vc beijoss .Por aqui entrando no domingo...beijoss

    ResponderExcluir