quarta-feira, 9 de julho de 2014

Etapa 25: El Ganso - El Acebo (05/07)


Sai de El Ganso caminhando de botas porque o tempo prometia chuva. Isso não foi muito bom para minhas novas bolhas, que incomodam muito.
No entanto hoje foi um dia muito especial por várias aspectos, que valem a pena de ter as bolhas, que afinal, são somente bolhas.
Logo em Rabanal, vila à frente de onde saí, encontro uma linda barraca na rua que dizia "donaciones". Havia pedras com vários nomes escritos e também conchas feitas de barro. A barraca tinha enfeites de flores de lótus, cheiro de incenso e música indígena. Fiz minha doação, peguei uma concha de barro e entrei na lojinha de comidas logo ao lado. Quem me atendeu foi Marijorge, uma espanhola que, junto com seu marido, abriu um espaço em frente à loja, para receber peregrinos. É um espaço gramado com barracas e ali se pode dormir e comer de graça. Sentei um pouco e logo me ofereceram um delicioso chá de limão e mel, como cortesia, que degustei junto com o bolo que acabara de comprar.
Após uma prosa com ela, seu marido Fernando e dois peregrinos que estavam ali, segui meu caminho rumo à Cruz de Ferro, um símbolo muito conhecido do Caminho de Santiago, onde vários peregrinos colocam pedras, fotos, bandeiras, etc.
Trouxe do Brasil minha pedra, carinhosamente personalizada para mim, por meu amigo Luiz. Carregava ainda Santa Rita de Cássia e um terço dado por minha mãe. Tudo isso eu deixei lá! A pedra, eu joguei e não olhei mais para trás.
Segui meu caminho e a paisagem só  que melhora... Subi montanha, passei por Manjarín onde existe um albergue bem conhecido e rústico, sem energia elétrica e água. Fiz uma pequena parada para conhecer, mas não me animei a ali pernoitar rsrsrsrs Cheguei a El Acebo e me instalei no albergue paroquial, que assim como aquele de São Francisco onde já havia ficado, recebe donativo como pagamento por pernoite, jantar ( que é comunitário) e café da manhã. À noite foi uma "festa" com nosso hospitaleiro Miguel, que me recebeu como uma filha. Ultreia ;)                              





Barraca voluntária e os voluntários do caminho

As paisagens mudam

Manjarín

No albergue paroquial de El Acebo, com o querido Sr Miguel



3 comentários: